Clinica
email


Pólipos Uterinos

Pólipo Endocervical


Polipo Endocervical


Pólipos endocervicais são projeções da mucosa do canal do colo do útero podendo levar a sangramento vaginal fora do período da menstruação, principalmente pós-relação sexual.
Os pólipos podem se localizar dentro do canal do colo do útero ou na porção externa do colo.
É uma doença benigna sendo baixa a possibilidade de se tornar uma doença maligna, os dados da literatura referem o índice de malignidade em torno de 0,5%.
Os pólipos localizados na parte externa do colo do útero podem ser diagnosticados nos exames preventivos de rotina, e os localizados no canal são diagnosticados e tratados com a histeroscopia.

Pólipo Endometrial

Pólipo Endometrial



Pólipo endometrial é uma projeção mucosa do tecido que existe no interior do útero chamado endométrio.Acontecem em aproximadamente 10% da população feminina, principalmente a partir dos 40 anos.São umas das causas do excesso de menstruação e do sangramento uterino fora da menstruação, das cólicas menstruais e fora do período menstrual.
A ultra-sonografia transvaginal permite a suspeita diagnóstica na maioria dos casos, e a histeroscopia confirma o diagnóstico e possibilita o tratamento cirúrgico preciso e correto.

Perguntas Frequentes:

Fiz um exame de ultrassonografia  que  mostrou um pólipo, o que devo fazer?

A ultrassonografia é capaz de visualizar  ou suspeitar de um pólipo, por vezes refere  um espessamento do endometrio. O procedimento mais seguro para fazer o diagnostico de certeza da presença e do tipo de pólipo é a videohisteroscopia.

Tenho pólipo preciso ser operada?

O melhor é ser realizada a videohisteroscopia com biópsia dirigida para que um fragmento do pólipo seja retirado e confirmada a benignidade ou não da lesão. Em alguns casos no mesmo momento da videohisteroscopia podera ser possivel a retirada do pólipo, a polipectomia.

O pólipo é um cancer ou pode virar cancer?

O pólipo endocervical ou o endometrial não são malignos na grande maioria dos casos.
A taxa de malignização de um pólipo endometrial gira em torno de 1%, sendo um processo lento que passa por diversas fases antes de chegar ao cancer.

O pólipo pode ser a causa da minha menstruação abundante e/ou irregular?

O pólipo endometrial pode aumentar o fluxo menstrual e tambem levar alteração da menstruação.
O pólipo endocervical pode levar a sangramento irregular e sangramento apos esfoços fisicos e a relação sexual.
A videohisteroscopia tambem tem a capacidade de fazer o diagnostico diferencial com o mioma submucoso nos casos de sangramento irregular.

Posso engravidar tendo um pólipo?

Sim, porém esta comprovado que a retirada do pólipo aumenta em quase 40% a chance de gravidez. Isto por que o pólipo pode atuar ocluindo as trompas do útero não permitindo o encontro do óvulo com espermatozóide; formando um meio inflamatório hostil ao espermatozóide e a implantação do ovo; ocluindo o orificio interno uterino, nao permitindo a passagem do espermaozóide.

O pólipo pode sumir sozinho?

Depende, os pólipos muito pequenos (<5mm) e que não possuem em sua constituição elementos fibrosos - pólipos mucosos - podem ser eliminados na menstruação. Porém isto é a minoria. De qualquer maneira a videohisteroscopia deve ser realizada para afastar alteraçoes pré-malignas do pólipo.

Tem remédio que trate pólipo?
Apenas os pólipos funcionais poderiam desaparecer com medicamentos ou apos a menstruação, a maioria dos pólipos acabam sendo retirados por videohisteroscopia.

Clique aqui para informações sobre Endometriose

Clique aqui para informações sobre Miomas

Clique aqui para conteúdo destinado a profissionais da área de saúde

______________________________________________________________________________________________

Clínica Ginendo
Endereço: Rua Voluntários da Pátria 126/602 Botafogo - Rio de Janeiro - Brasil
Cep 22270-010 . Telefax: (21)-25372321 -
Email : lasmar@ginendo.com

 

 


Todos os direitos reservados - Ginendo.com