Clinica
email


Miomas uterinos


Miomas são os tumores benignos (não cancerosos) mais comuns do trato genital feminino. Eles também são conhecidos como fibromas, fibromiomas ou leiomiomas. Desenvolvem-se na parede muscular do útero. Embora nem sempre causem sintomas, seu tamanho e localização podem causar problemas em algumas mulheres, como sangramento ginecológico importante e dor em baixo ventre.

As causas exatas do aparecimento dos miomas não são bem estabelecidas, mas os pesquisadores acreditam que haja tanto uma predisposição genética quanto uma maior sensibilidade à estimulação hormonal (principalmente estrogênio) nas mulheres que apresentam miomas. Algumas mulheres que podem ter esta predisposição desenvolvem fatores que permitem que estes cresçam sob a influência dos hormônios femininos. Isto explicaria porque certos grupos étnicos e familiares são mais propensos a ter miomas.
Os miomas variam muito em tamanho. Em alguns casos eles podem causar um crescimento acentuado do útero, simulando uma gravidez de até 5 ou 6 meses. Na maioria dos casos os miomas são múltiplos.
Os miomas podem se localizar em diversas partes do útero. Existem, basicamente, 3 tipos de mioma:


1- Subserosos: aparecem e se desenvolvem abaixo da camada (serosa) externa do útero e se expandem através desta, dando ao útero uma aparência nodular. Tipicamente não afetam o fluxo menstrual, mas podem causar dores em baixo ventre, na região lombar e sensação de pressão no abdômen. Este mioma pode desenvolver uma haste ou pedículo, tornando-o difícil de distinguir de um tumor ovariano na ultra-sonografia.

2-Intramurais: desenvolvem-se na parede do útero e se expandem para dentro, aumentando o tamanho do útero. É o tipo mais comum de mioma. Podem causar sangramento menstrual intenso e dores no baixo ventre e na região lombar e/ou sensação de pressão generalizada em baixo ventre, de que muitas mulheres se queixam.

3-Submucosos:
estão justamente abaixo do revestimento interno do útero (endométrio). É o tipo menos comum de mioma, mas o que pode causar mais problemas. Mesmo um pequeno mioma submucoso pode causar sangramento ginecológico maciço e por vezes, dificultar engravidar ou manter a gravidez.
Miomectomia Laparoscopica   Mioma Submucoso
Miomectomia Laparoscopica   Mioma Submucoso

Os miomas intramurais e subserosos podem se retirados por laparoscopia, enquanto os miomas submucosos devem ser tratados por cirurgia histeroscópica

Em 2005 nossa equipe desenvolveu e publicou uma classificação de mioma submucoso, chamada de STEPW classification, que permite classificar o grau de dificuldade da miomectomia videohisteroscopica e o risco de complicões da mesma.

 

Perguntas Frequentes:

Fiz um exame de ultrassonografia que mostrou um mioma, o que devo fazer?

O simples achado na ultrassonografia de mioma uterino não indica nenhum tratamento ou investigação na paciente que não tem queixas. Quando a paciente apresenta alguma queixa ou esta tentando engravidar e não esta conseguindo deve ser avaliada pelo seu medico e outros exames deverão ser realizados.

Tenho mioma, preciso ser operada?

Como o mioma é uma doença geralmente benigna, isto é, menos de 2% de chance de malignidade, significa que só deveremos retirá-lo, fazer a miomectomia, quando a paciente tem sintomas. Nas pacientes assintomáticas apenas o controle clinico e de imagens é o suficiente.
A miomectomia só deverá ser realizada na paciente com sintomas, quando for o mioma o responsável pelo sintoma referido, por isso, antes deverá ser realizada a investigação com exames de imagem e de videohisteroscopia.

O mioma pode ser a causa da minha menstruação abundante e/ou irregular?

Sim. Os miomas submucosos são os mais associados aos sangramentos transvaginais aumentados. Nestes casos, a videohisteroscopia permite confirmação do diagnóstico e por vezes retirada no consultório da lesão, miomectomia, ao mesmo tempo, dependendo do tamanho e localização do mioma. Os miomas intramurais também podem ser causa de sangramento aumentado, o que não ocorre com os miomas subserosos.

Posso engravidar tendo um mioma?

O mioma pode se localizar na parte externa do útero, o chamado subseroso, na parte do meio, o intramural e na parte de dentro do útero, na cavidade uterina, o submucoso.
O mioma subseroso normalmente não interfere no processo gravitacional, apenas quando tem grandes dimensões ou quando esta localizado próximo as trompas poderia atrapalhar.
O intramural também não esta relacionado com a dificuldade de engravidar, exceto com causam alteração da cavidade uterina.
O mioma submucoso está mais relacionado ao abortamento de repetição e infertilidade. Como está localizado dentro da cavidade uterina, poderia dificultar a passagem do espermatozóide, assim como a nidação do ovo na parede uterina. Desta maneira, os miomas submucosos devem ser retirados no caso de desejo de gravidez, sendo a via histeroscópica a mais indicada.
Quando existe indicação de miomectomia de miomas intramurais ou subserosos esta poderá ser realizada por laparoscopia ou por laparotomia.

Tem remédio que trate mioma?
Não existe medicação que faça o mioma desaparecer. Algumas medicações podem diminuir ou parar o sangramento ou mesmo fazer uma redução temporária do tamanho dos miomas.
Existem outros tratamentos para os miomas que são a Embolização dos Miomas uterinos e o Ex-Ablate. Os dois métodos funcionam diferentes e cada um tem indicação específica, devendo ser indicado apenas quando a retirada dos miomas não seria possível. Pois a miomectomia é a primeira opção terapêutica nos miomas de pacientes com sintomas.

Posso retirar apenas os miomas? Não quero perder meu Útero.

Sim é possível, mas para isso é importante confirmar que são miomas, as suas localizações e o número. Normalmente com estes dados poderemos prever a possibilidade de manutenção do útero e na maioria das vezes manter a fertilidade.
A miomectomia é considerada uma cirurgia de alta complexidade, exigindo uma equipe bem treinada e habilidosa.

______________________________________________________________________________________________

Clínica Ginendo
Endereço: Rua Voluntários da Pátria 126/602 Botafogo - Rio de Janeiro - Brasil
Cep 22270-010 . Telefax: (21)-25372321 -
Email : lasmar@ginendo.com

 

Todos os direitos reservados - Ginendo.com